Carregando agora

Distribuidoras de energia de todos os estados participam da ONEE

Distribuidoras de energia de todos os estados participam da ONEE

Abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2026

Estudantes de todo o Brasil podem participar da maior competição sobre eficiência energética do país

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026 abriu inscrições gratuitas nesta segunda-feira (8) para estudantes e professores de todo o Brasil. Nesta quinta edição, a competição ampliou o público participante. Pela primeira vez, estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada podem se inscrever. Além disso, alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental também estão aptos a participar.

Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 15 de setembro por meio do site oficial da ONEE.

O que é a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética?

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética reúne estudantes de todas as regiões do país para promover o uso consciente da energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) organiza a iniciativa por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). Ao mesmo tempo, o Instituto Abradee coordena o projeto em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Atualmente, a Abradee representa 42 distribuidoras responsáveis por 99,6% da distribuição de energia elétrica no Brasil.

Neste ano, o Grupo Equatorial, representado pela Equatorial Piauí, assumiu o papel de empresa proponente da iniciativa. Além disso, 48 distribuidoras participarão da ONEE 2026, garantindo presença em todos os estados brasileiros.

ONEE 2026 deve reunir mais de 660 mil estudantes

Segundo a presidente da Abradee, Patricia Audi, a expectativa é mobilizar mais de 660 mil estudantes em todo o país. Dessa forma, a olimpíada reforça sua posição como uma das maiores competições educacionais do setor elétrico brasileiro.

Além da participação dos alunos, os professores terão acesso a um curso gratuito de formação. O conteúdo será dividido em quatro módulos. Os temas abordarão eficiência energética, consumo consciente, desenvolvimento sustentável e segurança no uso da energia elétrica.

Competição estimula consciência ambiental e cidadania

A ONEE busca mostrar aos estudantes a importância da energia elétrica para a qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico. Além disso, a competição incentiva hábitos de consumo mais responsáveis.

De acordo com Patricia Audi, muitos brasileiros utilizam a energia elétrica diariamente, mas nem sempre percebem sua relevância para a sociedade. Por isso, a olimpíada promove o aprendizado sobre eficiência energética e sustentabilidade.

Além de estimular o consumo consciente, a competição fortalece o aprendizado na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dessa maneira, a iniciativa contribui para o desenvolvimento educacional dos participantes e segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desafios interativos marcam a primeira etapa

Antes do encerramento das inscrições, os estudantes poderão participar de desafios online entre os dias 4 e 18 de setembro.

Durante esse período, os participantes terão acesso a jogos educativos e quizzes sobre energia elétrica. Com isso, os organizadores pretendem despertar o interesse dos jovens de forma dinâmica e divertida.

Além disso, os alunos acumularão pontos ao longo das atividades. Dessa forma, a experiência se tornará mais atrativa e competitiva.

Provas e Semana Olímpica

A primeira fase das provas online acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro. Em seguida, os organizadores divulgarão os resultados na primeira quinzena de outubro.

Posteriormente, os melhores classificados avançarão para a segunda etapa. Essa fase ocorrerá durante a Semana Olímpica, programada para os dias 9 a 13 de novembro.

Segundo a organização, a Semana Olímpica intensificará o aprendizado dos participantes. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre eficiência energética, sustentabilidade e cidadania.

Premiação inclui medalhas, notebook e viagem para Brasília

Os alunos com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o estudante mais bem colocado de cada estado ganhará um notebook como reconhecimento pelo resultado alcançado.

Os vencedores também viajarão para Brasília, onde participarão do desafio final da competição. Posteriormente, a organização realizará a cerimônia nacional de premiação.

Além dos estudantes, familiares e professores dos melhores colocados também participarão do evento. Todas as despesas serão custeadas pela ONEE.

Iniciativa aposta na transformação por meio da educação

Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vai muito além de uma competição acadêmica. Segundo ele, o conhecimento adquirido pelos jovens pode gerar mudanças positivas nas comunidades onde vivem.

Além disso, Feitosa acredita que iniciativas educacionais fortalecem o interesse pelo aprendizado e incentivam o protagonismo juvenil. Como resultado, os estudantes tornam-se agentes de transformação social e ambiental.

Da mesma forma, Sergio Araújo, superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial, destacou a importância da olimpíada para a formação cidadã. Segundo ele, a iniciativa aproxima estudantes e professores de um tema estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Inscrições seguem abertas até setembro

As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2026 permanecem abertas até 15 de setembro. Portanto, estudantes e professores interessados ainda podem garantir participação na maior competição nacional voltada à conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.

Além de promover conhecimento, a ONEE incentiva práticas sustentáveis e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Share this content:

Publicar comentário